Informações gerais sobre consórcio

  • O que é consórcio?

Consórcio é um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem para aquisição de bens por meio de contribuições mensais dentro de um período preestabelecido.

  • Quem regulamenta e fiscaliza o sistema?

O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Mais informações pelo sitewww.bacen.gov.br.

  • Posso adquirir mais de uma carta de crédito?

Sim, o consórcio lhe dá a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante análise prévia. No entanto, se for para aquisição de um único bem, as cotas devem ser do mesmo grupo.

  • Posso adquirir um crédito com valor superior a R$ 500 mil?

Sim, para isso você pode fazer junção de cotas num mesmo grupo.

A Porto Seguro oferece alguma garantia aos seus consorciados se ocorrer um imprevisto?

Sim, seguro de vida com cobertura por morte natural ou acidental e invalidez permanente e total por acidente. Por se tratar de seguro prestamista, ocorrendo sinistro o saldo devedor será quitado de acordo com o percentual de participação da cota. O seguro é exclusivo para pessoa física, mediante análise prévia da administradora.

  • Posso antecipar os pagamentos?

Sim, o consorciado poderá antecipar o pagamento do saldo devedor na ordem inversa, a contar da última. A antecipação de pagamentos não dará direito à contemplação da cota.

  • Como posso obter os resultados das assembleias?

Com a presença do consorciado no momento da assembleia, em nosso site, nos extratos mensais recebidos pelo correio, pelo Disque Cota (atendimento eletrônico) e na Central de Relacionamento - (11) 3366-3006 (Grande São Paulo) ou 0800-721-3006 (demais regiões).

  • O que é carta de crédito?

Carta de crédito é um documento representativo do valor disponível para aquisição do bem.

  • Posso adquirir um bem de menor valor que minha carta de crédito?
 

Sim, o consorciado contemplado destinará a diferença do crédito para pagar parcelas vincendas (a vencer) na ordem inversa, a contar da última, ou se tiver quitado seu saldo devedor, ela lhe será restituída.

  • Como ofertar lance? 

- Pessoalmente, no dia da assembleia, das 8h15 às 10h; 
- Via internet - até as 10h do dia das respectivas assembleias, utilizando a senha de acesso; 
- Via Fone-Cota - atendimento eletrônico pelos telefones (11) 3366-3006 (Grande São Paulo) e 0800-721-3006 (demais regiões).

  • Como posso utilizar minha carta de crédito?

Consórcio de Automóvel - poderá adquirir automóveis, utilitários, caminhões e outros veículos automotores, novos e usados (até 3 anos de uso a contar da data da fabricação). Consórcio de Imóvel - poderá adquirir imóvel residencial, comercial ou de veraneio novos ou usados, terreno ou ainda construir ou reformar.

  • Em que local?

O bem poderá ser adquirido em todo território nacional.

  • Qual o índice de correção das parcelas? Com que periodicidade ocorrem os reajustes?

Imóveis - corrigido pelo Índice Nacional dos Custos da Construção (INCC) no 14º mês, a contar da data da constituição do grupo. As demais correções serão a cada 12 meses. Automóveis - corrigido de acordo com a tabela do fabricante ou a tabela Fipe.

  • Como recebo as informações sobre meu plano de consórcio?

O consorciado recebe uma senha exclusiva para acesso das informações via internet, do Disque-Cota (atendimento eletrônico) e da Central de Relacionamento, pelos telefones (11) 3366-3006 (Grande São Paulo), 0800-721-3006 (demais regiões) e 0800-727-8736 (atendimento exclusivo para surdos) ou nos extratos mensais.

  • Como é realizado o sorteio?

O 1º sorteio é realizado na 1ª assembleia de constituição do grupo. A partir da 2ª assembleia, a contemplação por sorteio ocorre mensalmente através da 1ª extração da Loteria Federal de cada mês.

  • Quando é disponibilizada a carta de crédito?

Para compra do bem, após aprovação da garantia e da documentação prevista no regulamento.

Onde serão realizadas as assembléias?

As assembléias serão realizadas na sede da Porto Seguro Consórcio (Al. Barão de Piracicaba, 740 - 3ºandar - São Paulo/SP ), de acordo com o calendário anual, que o consorciado recebe pelo correio.

  • Qual o critério para apuração do lance vencedor?

No ato da assembleia será apurado o lance vencedor, seguindo os seguintes critérios:

No lance livre: Será vencedor o maior percentual ofertado;
No lance fixo: O lance fixo é válido para os grupos de imóvel I91, I93 e do I95 em diante. Nestes grupos todos os lances ofertados em 40% será considerado lance fixo e dentre estes será sorteada uma cota que será contemplada.

  • Como será contabilizado o meu lance no plano de consórcio?

Os recursos provenientes de lance vencedor serão considerados como antecipação de parcela na ordem inversa, a contar da última, reduzindo o prazo de pagamento, ou será diluído.* * Proporcionalmente nas parcelas vincendas, reduzindo o valor das parcelas até o limite de 50% do fundo comum. * Condição válida para alguns grupos, conforme o respectivo contrato.

  • O que é lance diluído?

Redução no valor da parcela mensal, até o limite de 50% do fundo comum, que mantém o prazo de pagamento. Essa condição é válida para alguns grupos de imóveis e de automóveis, conforme respectivo contrato.

  • Como será a contemplação?

Mensalmente, por meio de sorteio e de lance de acordo com a disponibilidade financeira do grupo.

  • Quais os procedimentos após a contemplação?

Após a contemplação o consorciado receberá o "Manual de Orientações ao Contemplado" com orientação para a análise de crédito (1ª fase) e análise da garantia (2ª fase).

  • Após a contemplação, tenho prazo definido para a aquisição do bem?

Sim, o consorciado poderá adquirir o bem até o encerramento do grupo.

  • Após a contemplação, o crédito será corrigido?

Sim, por meio de rendimento de fundos lastreados em Títulos Públicos, conforme determinação do Banco Central.

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