Financiamento imobiliário e uso do F.G.T.S.

Nós sabemos que a compra e a venda de um imóvel é um passo muito importante. E que você precisa se sentir seguro para dar esse passo. E para que tudo seja feito da melhor maneira desde agora, aqui você encontra a lista de documentos necessários para iniciar o seu processo de financiamento. 

Para dar início ao seu processo de financiamento, você só precisa entregar a documentação na Live. 

O consultor Live  faz todo o processo para você. 

São 3 tipos de documentos:

  • Comprador;
  • Vendedor;
  • Imóvel.

Após separar os documentos necessários, fale com um consultor Live para agendar a data de entrega.

Dica: não se esqueça de entregar a documentação completa!

São 4 passos até a conquista do seu imóvel. Conheça todos eles:

  • 1º Passo. Você entrega a documentação necessária: Fale com um consultor Live para agendar a data de entrega da documentação completa na agência. 

A relação inclui documentos do cliente, vendedor, imóvel, FGTS (se for utilizar) e da seguradora (se for utilizar do mercado). 

  • 2º Passo. O banco faz a análise de crédito: Após entregar os documentos, o seu crédito será analisado. Entraremos em contato para informar o resultado ou necessidade de documentação complementar.

A análise do seu crédito tem validade de 120 dias. Assim você tem mais tempo e tranquilidade para escolher seu imóvel, a Live ajuda voce encontrar o seu imóvel.

  • 3º Passo. O banco avalia o imóvel:  A vistoria e a avaliação do  seu imóvel são feitas pela empresa de engenharia credenciada pelo Banco exclusivamente para fins de definição do valor da garantia da sua operação de financiamento.
  • 4º Passo. Você assina o contrato:  A assinatura acontece  na agência onde foi iniciado o processo. Neste momento, serão cobradas a tarifa de avaliação de garantia, referente a avaliação do imóvel, e a primeira parcela dos seguros.

Após a assinatura, é necessário recolher o ITBI junto à prefeitura e fazer o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

Em seguida, devolva uma via do contrato e a matrícula do imóvel ao banco. Depois, o valor do financiamento será depositado na conta do vendedor.

Só quem está perto de todas as etapas do processo conhece bem o mercado imobiliário e tem a experiência necessária para estar junto com você nessa conquista. Conte com o nosso apoio e experiência para orientar você durante todo o processo.

Se tiver alguma dúvida, fale com um consultor Live. E ainda, se você quiser vender, comprar ou alugar um imóvel, entre no site de classificados da Live: www.liveimoveis.com.br

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Regras de utilização do FGTS

O FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço destina-se a imóveis residenciais de até R$ 500 mil e com financiamento no valor máximo de R$ 400 mil. O Fundo pode ser utilizado para aquisição ou pagamento de parte da aquisição do imóvel, amortização extraordinária e liquidação antecipada do financiamento e abatimento de parte do valor das parcelas do financiamento.

De acordo com as atuais normas estabelecidas pelo Conselho Curador do Fundo.

Para utilizar o FGTS é necessário possuir 03 (três) anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;

O FGTS poderá ser utilizado para:

  • Aquisição ou Pagamento e parte da aquisição de imóvel residencial;
  • Abatimento dos valores das prestações mensais pelo período de um ano, podendo renovar a utilização anualmente. Nesta modalidade, não há redução do saldo devedor do financiamento.
  • Amortização extraordinária/ Liquidação antecipada do financiamento;
  • Amortização extraordinária ou liquidação do saldo devedor: pode-se optar pela redução do prazo do financiamento ou do valor de todas as parcelas restantes, condição que mantêm o prazo originalmente contratado.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Curador do Fundo.

Documentos necessários

1. Formulário - Autorização para saque do FGTS - Aquisição da Casa Própria

  • Preenchida e assinada, com firma reconhecida em Cartório ou carimbo de abono da agência com assinatura e carimbo de um gerente do banco.

Saiba Mais: Trata-se de autorização exigida pela Caixa Econômica Federal a ser apresentada individualmente por cada comprador que for utilizar os recursos do FGTS. As informações a serem preenchidas nesta autorização constam no extrato do FGTS. (Exemplo: nº. da conta FGTS (Código do Empregado), Código do Empregador (Código Empresa) e Utilização de FMP).

2. Cópia simples ou original do extrato de FGTS

  • Atualizado(s), expedido(s) pela Caixa Econômica Federal há no máximo 03 meses. Onde encontrar: o(s) extrato(s) deve(m) ser solicitado(s) em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, sendo que o valor a ser utilizado de cada conta do FGTS, como parte de pagamento ao(s) Vendedor(es), estará limitado ao valor constante nos extratos.

3. Comprovante de residência

  • Cópia simples de 1 comprovante de residência atual.
  • Cópia simples de 2 comprovantes de que reside(m) há mais de 1 ano no município onde pretende(m) adquirir o imóvel: 1 comprovante do mês e ano anterior e 1 comprovante do mês e ano atual.

Saiba Mais: Estes comprovantes de residência são obrigatórios nos casos em que o imóvel que pretende(m) adquirir não esteja localizado no município de sua ocupação principal (local de trabalho), e nem nos municípios limítrofes ou municípios integrantes da respectiva região metropolitana.

4. Cópia da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

Caso o Extrato do FGTS não for suficiente para comprovar os 36 meses de opção ao FGTS opção, apresentar cópia da Carteira de Trabalho, onde conste número, série e qualificação civil; Contrato de trabalho dos últimos 3 anos, se houver; Opções do FGTS, obrigatória a contribuição mínima de 36 meses no caso de utilização do FGTS; Cadastramento no PIS/PASEP.

5. Carta do Empregador

Em papel timbrado, indicando a lotação atual e endereço completo do local de trabalho. Poderá ser substituída por cópia simples de holerite ou Carteira Profissional onde conste o município da ocupação laboral.

6. Opção de Compra e Venda

Preencher e assinar Opção de Compra e Venda.

7. Declaração do Imposto de Renda

Cópia simples acompanhada do protocolo de entrega do último exercício de cada comprador (cliente/co-participante). No caso do(s) comprador(es) ser(em) isento(s) da Declaração de Imposto de Renda, é necessário Declaração de Isenção de Imposto de Renda.

Sobre o imóvel

Quanto ao imóvel existem regras que devem ser consideradas. São elas:

  • Valor máximo do imóvel deve ser R$ 500.000,00.
  • Não deve ter sido adquirido com utilização de recursos do FGTS usado na entrada nos últimos três anos.
  • Deve estar localizado no município onde o adquirente exerce a ocupação principal ou na região metropolitana, em município limítrofe ou, ainda, no município de domicílio, desde que seja comprovada residência no local há, pelo menos, um ano.
  • Deve destinar-se à residência do comprador, sendo vetada sua utilização à moradia exclusiva de familiares, dependentes ou terceiros.
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Conte com o nosso apoio e experiência para orientar você durante todo o processo. Se tiver alguma dúvida, fale conosco.

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